Bem Vindo!

É um prazer imenso saber que pessoas como você se interessam por assuntos referentes à Geografia, pois, tudo o que nos rodeia é Geografia, o homem, a religião, a cultura, a política, a economia, a paisagem e outros elementos semelhantes que constituem a produção do espaço geográfico. O mundo pode ser menor do que se imagina, pode apostar. O objetivo deste blog é tratar de assuntos de vários lugares do mundo, desde uma casa até o maior espaço que existir no planeta e principalmente contribuir com o conhecimento geográfico.

Muito obrigado por nos visitar!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Chernobyl: do maior desastre da humanidade à um possível "paraíso".

O acidente em Chernobyl

Na madrugada de sábado, 26 de abril de 1986, ocorreu o acidente com o reator número 4 durante testes realizados na usina nuclear. As partículas que se espalharam pela região despejaram sobre o local uma nuvem de contaminação 400 vezes mais radioativa do que os ataques nucleares contra Hiroshima e Nagasaki ao final da Segunda Guerra Mundial.

Não houve apenas uma causa para o acidente. Os principais motivos são as falhas no projeto técnico na construção dos reatores RBMK, além de falhas humanas no manuseio em suas hastes de controle, o que levou a complicações no nível de calor gerado pelo dispositivo. As altíssimas temperaturas destruíram o reator 4, ocasionando o maior acidente nuclear da história.

O resultado imediato foi a morte de 31 pessoas: uma durante a explosão, uma de trombose coronária, uma terceira de queimaduras térmicas e 28  de intoxicação aguda por radiação. Mas os problemas continuaram, atingindo cerca de 1 mil trabalhadores de emergência da área do reator no primeiro dia após o acidente. Durante o primeiro ano pós-acidente, cerca de 200 mil trabalhadores das operações de emergência e recuperação foram expostos à alta radiação.

(Fonte da imagem: Carl Montgomery)

25 anos depois

Passado um quarto de século desde o acidente, Pripyat e Chernobyl se tornaram cidades-fantasma de aspecto apocalíptico, parecendo cenários de filmes como “Os 12 macacos” ou “Eu sou a lenda”. 


Cidade de Pripyat, com a usina de Chernobyl ao fundo: visual apocalíptico. (Fonte da imagem: Jason Minshull)

Chernobyl hoje

Recentemente, o cientista Sergei Gashchak captou imagens da zona de exclusão situada entre a Ucrânia e a Belarus, que foi fechada para habitantes após o desastre. Gashchak clicou animais que ressurgiram na região, como linces, lobos, alces e águias. Mais de 300 mil moradores foram evacuados pouco após a explosão de um reator em Chernobyl, em 1986. À época do desastre, poucos animais viviam no local. Mas após a saída de humanos da zona da catástrofe, mamíferos de grande porte voltaram e lá se estabeleceram.

http://www.bbc.co.uk/

Observação: Estas informações foram extraídas das fontes abaixo, sem alterações textuais, apenas sintetizadas.
"O que se percebe é que, apesar do acidente nuclear, a possibilidades de um dia ser habitado por seres humanos, uma vez que animais de grande porte já estão conseguindo habitar a região. Só não é possível definir quando a área atingida em Chernobyl poderá ser habitada novamente." Autora deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário