Bem Vindo!

É um prazer imenso saber que pessoas como você se interessam por assuntos referentes à Geografia, pois, tudo o que nos rodeia é Geografia, o homem, a religião, a cultura, a política, a economia, a paisagem e outros elementos semelhantes que constituem a produção do espaço geográfico. O mundo pode ser menor do que se imagina, pode apostar. O objetivo deste blog é tratar de assuntos de vários lugares do mundo, desde uma casa até o maior espaço que existir no planeta e principalmente contribuir com o conhecimento geográfico.

Muito obrigado por nos visitar!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Petróleo do Pré-sal do Brasil

O termo pré-sal é uma definição geológica que delimita um perfil geológico anterior à deposição de sal mais recente no fundo marinho. Já o termo sub-sal, que também é uma definição geológica, designa o que está abaixo do sal não necessariamente sendo uma camada de rocha. A origem desse deposito está ligado à deriva dos continentes e à formação do Atlântico Sul, na separação da América do Sul e da África, ocorrido em 140 a 60 milhões de anos.


No Brasil, o conjunto de campos petrolíferos do pré-sal situa-se a profundidades que variam de 1.000 a 2.000 metros de lâmina d'água e entre 4.000 e 6.000 metros de profundidade no subsolo. A profundidade total, ou seja, a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a 8.000 metros. O estrato do pré-sal ocupa uma faixa de aproximadamente 800 quilômetros de comprimento, ao longo do litoral brasileiro. A Petrobrás extraiu petróleo do pré-sal pela primeira vez em setembro de 2008, no campo de Tupi.
Imagem da Folha de São Paulo
Google Imagens

Precisamente hoje, o governo realizou o leilão do Campo de Libra, na Bacia de Santos, a maior reserva de petróleo do Brasil. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a exploração do campo de Libra deve dobrar as reservas nacionais de petróleo - a estimativa é que o volume de óleo recuperável seja de 8 a 12 bilhões de barris - as reservas nacionais são hoje de 15,3 bilhões de barris.As reservas de gás somam atualmente 459,3 bilhões de metros cúbicos e também devem duplicar com Libra. Serão 35 anos de concessão. O consórcio ficou fechado pelo grupo composto pelas empresas Shell, Total, CNPC e CNOOC.


Google Imagens


Imagem de Douglas Mansur

Durante o leilão, empresas pararam e protestos seguiram no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os petroleiros são os que mais protestam, pois alegam privatização da riqueza do Brasil.

Foto do Yahoo Notícias

Confrontos entre os manifestantes e as forças de segurança no entorno do hotel onde foi feito o leilão do Campo de Libra.

(Fonte: G1 economia; Agência Nacional e Wikipedia)
Mais informações: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/10/consorcio-formado-por-petrobras-e-mais-4-empresas-vence-leilao-de-libra.html

http://g1.globo.com/economia/pre-sal/leilao-de-libra/platb/

Fica a dúvida: Será que o Brasil irá lucrar mesmo com o resultado desse leilão? Responda a enquete, pois queremos sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário